Parabéns ao Senador pela justeza de seu pronunciamento.
Asilo Político para Cesare Já!
A notícia é do Jornal do Senado:
O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), vinculado ao Ministério da Justiça, e o Supremo Tribunal Federal devem decidir brevemente se o Brasil concede asilo político para o italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua em seu país pelo assassinato de quatro pessoas, segundo informou Eduardo Suplicy (PT-SP). Ele defendeu o asilo para o italiano.
Suplicy leu artigo do jurista Dalmo de Abreu Dallari segundo o qual Battisti sempre negou os crimes pelos quais foi condenado à revelia, sem direito de defesa. O senador também leu carta da historiadora e escritora francesa Fred Vargas, na qual ela afirma que Battisti "jamais foi submetido a um julgamento regular e imparcial por um tribunal italiano ou pela Corte Européia". O texto de Fred Vargas foi encaminhado à revista Carta Capital como resposta a dois artigos em que o colunista e ex-secretário nacional antidrogas Walter Maierovitch defendeu a extradição do italiano.
Grupo armado
Cesare Battisti pertenceu, de 1977 a 1978, ao grupo armado Proletários Armados para o Comunismo (PAC), e por isso foi condenado, em 1981, a 12 anos de reclusão. Fugiu da prisão em outubro daquele ano, exilando-se na França e depois no Brasil. Foi posteriormente acusado dos homicídios pelo ex-chefe do grupo, Pietro Mutti, e então condenado à prisão perpétua.
– Battisti se encontra hoje detido em Brasília. Eu o visitei e ele me disse que, depois do seqüestro e da morte de Aldo Moro, primeiro-ministro da Itália, se recusou a participar de qualquer ação armada que pudesse significar a morte ou o ferimento de quem quer que seja – contou Suplicy.
Fonte Jornal do Senado
Mais sobre o assunto:
O blog do Comitê
Materia em Il Miserabili, um jornal literário
Abaixo Assinado
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário