quarta-feira, 14 de maio de 2008

O Famigerado Comunista


O FAMIGERADO COMUNISTA

Éramos cinco, todos menores de dez anos, em 1964. Na rua onde morávamos, tinha de tudo: comunistas,

fascistas, contrabandistas e sabe-se lá mais o quê. Na esquina, os filhos de um juiz xingavam quando passávamos: “Ei, filhos de comunista!”. A princípio nem sabíamos de que nos xingavam, mas logo fomos a meus pais saber o que era comunista.

Meus pais explicaram, mostraram reportagens com fotografias e entendemos que Comunistas lutavam ao lado do povo, era bom ser comunista. E ficamos muito orgulhosos de sermos filhos de comunista. Papai, sempre brincalhão, sugeriu que poderíamos responder a eles dizendo que eram filhos de fascista.

À tarde saímos para a rua armados, prontos para o embate. Todas as tardes passeávamos de bicicleta ou íamos para a praça, sempre passando pelo território inimigo.

- Ei, filhos de comunista!

- Tu é que és filho de fascista! Filho de fasciiistaaaa!


Veio o golpe militar e papai “viajou”. Nossa rotina não mudou: escola pela manhã, trabalho escolar até 4 da tarde e depois rua e, claro, a guerra com os reacionários (essa palavra também aprendemos com papai e mamãe).

Havia na rua um colega nosso que brincava de bicicleta e “pega ladrão”, cujo pai era reacionário e o tio, um bêbado. Ele, nesse dia, chegou excitado e foi logo se dirigindo a nós. Estávamos os quatro irmãos mais velhos e dois primos de nossa idade - Huáscar e Bolívar. Falou: “O pai de vocês, ó: (fez um quadrado com os dedos da mão, significando xadrez, cadeia) tá preso. Pegaram ele lá no Rio de Janeiro.”

Corremos para casa a perguntar a mamãe se era verdade o que havíamos escutado. Mamãe explicou que não era verdade. Aquilo eram apenas boatos que os milicos inventavam para fazer terrorismo com os familiares dos comunistas.

Mas, no dia seguinte, o mesmo colega, apesar de ter “pegado uma carreira” dos meus primos, veio com nova história: “Olha, o pai de vocês foi assassinado, ele fugiu e levou bala lá na Cinelândia. Tava vestido de estudante.”

Fomos chorando para casa e mamãe tentou nos tranqüilizar. Nas rádios e na televisão, no entanto, os repórteres davam a notícia e alguns se referiam a ele como o “famigerado comunista Raimundo Jinkings”. Ela falou que ia telefonar para meu pai e que ele falaria conosco. Mais tarde ela nos avisou que papai viria nos visitar, mas em segredo, pois os milicos queriam prendê-lo porque lutava para que os pobres tivessem os mesmos direitos que nós.

À noite, mamãe nos chamou para o quarto que ficava nos altos e dava para o quintal. Foi muito emocionante encontrar o papai, que nos aguardava. O quarto estava na penumbra, não se podia acender a luz. Talvez houvesse um abajur ou uma vela, pois podíamos enxergar muito bem o papai. E, mais importante, senti-lo. Ele nos abraçou muito, apresentou o camarada que o acompanhava e falou que estava tudo bem, mas que ele estava escondido para que os milicos não o pegassem, porque ele era amigo do Jango e dos comunistas.

Ele estava vestindo um macacão de operário, tinha os cabelos crescidos e estava barbado. Carinhosamente, nos tirou as dúvidas e fez as recomendações que qualquer pai faz, do tipo “sejam obedientes”, “ajudem sua mãe”, além das que só um pai como ele faria: falou que não precisava explicar nada para ninguém e nem deveríamos contar que ele nos visitara, para que não pressionassem a mamãe. E que o importante era que estaria sempre em contato conosco por meio da mamãe.

Jamais esqueci esse momento. Me senti companheira e amiga do meu pai. Muito orgulhosa dele, da sua coragem e da sua generosidade.

Leila Jinkings

Original no Blog do Raimundo Jinkings


8 comentários:

Diego Ponce de Leon disse...

Leila, gostei muito do texto sobre os famigerados comunistas... tenho tentado acompanhar o que outros colegas do curso de jornalismo tem produzido... belos textos. Abraços

Unknown disse...

Leila

Li com profunda emoção o teu sentido relato de uma época de muita dor, mas, capaz de nos mostrar, mesmo naqueles terríveis momentos, quão forte e generoso pode ser um homem. E o Raimundo foi um digno e autêntico Homem. Aquele que dá honra e eternidade para os "famigerados comunistas".
Um abraço de outro
"famigerado comunista"

Anônimo disse...

Puxa, mamae... To aqui chorando emocionada com seu depoimento de infancia... Nao eh um choro triste... Eh uma mistura de orgulho de ser descendente desse homem, de indignaçao pelas injustiças que uma familia pode sofrer simplesmente por ser o que eh. Indignaçao por ter que admitir que a especie humana pode ter uma natureza tao perversa, prepotente... autocentrada. Ignorancia de si mesmo...

Lamento ter conhecido meu avo bem menos do que eu gostaria... mas de alguma forma, nos gestos mais sutis, na sua timidez que deixava escapar opinioes nas formas mais serias e as mais debochadas. Mas tudo isso era ele, e sem que eu me desse conta, ele me inspirava.
Talvez apenas por ter criado uma familia que me gerou, esteja em cada um desses descendentes. Gens e valores.

Talvez eu seja romantica e idealista como ele. Capaz de fazer escolhas muito drasticas para ser leal ao que acredito. Foi o que ele fez.
A diferença entre nos foi o "como" escolhemos lutar... Mas eu escolhi lutar, e eh importante demais pra mim ser leal a essas escolhas.

Lindo seu depoimento. Eh maravilhoso, aos 31 anos, ainda poder descobrir historias desconhecidas sobre parentes tao intimamente proximos. Me deu vontade de saber muitas outras lembranças da filha desse famigerado comunista...

Beijo terno e emocionado.
Maevinha

Anônimo disse...

Tive o privilegio de conhecer Raimundo Jinkings; guardo bons souvenirs de sua luta!
Lembro do Partido...
Que bela passagem a dele aqui na terra...
Linda e merecida homenagem, Leila!
Mesmo nao sendo eu "comunista" rs
Comungamos da mesma luta;
Um mundo melhor,
Mais igual,
Mais bonito; onde as pessoas possam ter as mesmas chances, oportunidades com senso de justiça.
Isso, justiça!
Obrigada pelo texto justo!
Meu abraço sem perder o laço!
Roselena Peres - França

morenocris disse...

Fiquei emocionada tb. Lembro-me de Jinkings nas reuniões do Sindicato dos Jornalistas, ainda na 13 de maio. O pau cantava lá dentro e, lá fora, todos amigos se respeitando mutuamente. Saudades. Jinkings botava quente. Não deixava passar uma. Um guerreiro. Parabéns pelo texto. Trouxe-me belas recordações.

Ah, coloquei no blog o post.

Beijos.

Anônimo disse...

Por artes das surpresas da vida cheguei ao blog de Raimundo Jinkings, cheguei a esse terno e belíssimo relato de pedaços da vida do Famigerado Comunista e de sua família.
Cresci e me enterneci.
Fico-lhe muito grata por compartilhar tanta integridade e a beleza de vida que foi a de seu pai.
Maria Lucia

Clemencia Valente disse...

Minha mãe um dia contou a nós esta história com lágrimas nos olhos, lembro-me até hoje disto, ela dizia pra mim filha a Isa (Maria Isa Tavares Jinkings) é uma guerreira. Hoje me pergunto como um "FAMIGERADO COMUNISTA", poderia ter construído uma família tão linda, tão unida, tão companheira, tão cúmplice com os seus, com os amigos, comigo que sempre tive deste meu primo na sua seriedade, a atenção, o carinho, a generosidade, em todos os momentos que pude privar e precisar, ou até mesmo quando saía do colégio e não tinha nada o que fazer ia fuçar na livraria, tomar um cafezinho com o Arthur (Arthur Valente), no escritório, quantas lembranças. Receba meu carinho, minha gratidão, minha admiração pelo grande homem que você foi junto com minha prima, saudades.ntc

Isa Jinkings disse...

Nossa, prima, eu não lembrava que tinhas convivido com ele. Eras uma moleca.
Me fizeste chorar, às vésperas do Dia das Mães, até porque essas datas são sempre dolorosas. Pela saudade da minha, tua tia Laura que adorava a cunhada Letícia a quem todas as cunhadas tinham como irmã, esse anjo que meu tiozinho Armando tanto amava, e que entrou como uma bênção na nossa família. Por todas essas lembranças, tantas lembranças! Sempre sinto um vazio no dia das mães, no dia dos pais, no aniversário do meu amor, do nosso casamento, no dia dos namorados ( tenho um cartãozinho que ele me mandou com flores"à minha eterna namorada" ) Sinto falta de comprar um presentinho, de escolher o melhor que o meu amor me ditasse, enfim, prima querida, minha emoção é que está comandando, não negas de quem és filha, só o dna desses pais poderia te legar tanta sensibilidade. Visita o blog da Leila e vê o que aconteceu na Feira Pan-Amazônica do Livro, vais te orgulhar.
Obrigada, querida, e feliz Dia das Mães. Sei que, além dos filhos biológicos, tens muitos filhos do coração.
Beijos da Isa

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos