Depois de acalentar por 30 anos o sonho de ter uma emisora própria, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SP) enfim vê sua TV no ar – a TV dos Trabalhadores (TVT) foi inaugurada nesta segunda-feira (23/8) em São Bernardo do Campo (SP), com a presença do presidente Lula e primeira-dama, ministros e prefeitos da região. Mas a grande luta começa agora, advertiu Lula: convencer o público a assistir a programação.
“Agora é que começa a prova dos nove, é que temos que provar que valeu à pena a gente brigar por 23 anos para ter uma TV”, disse o presidente, lembrando que mais do que competência para conseguir o canal, os trabalhadores terão agora que mostrar competência para produzir informação relevante que interesse à sociedade como um todo e não apenas a uma pequena parcela dela. “É uma TV para os trabalhadores e também para o povo brasileiro.”
Lula defendeu uma maior participação de sindicatos e movimentos sociais na exploração de concessões públicas de TVs no País, tendo suas próprias emissoras, porque essas concessões são “bens de todos os brasileiros, que devem ser distribuídos de modo a contemplar todos os setores de nossa sociedade”, disse.
Concessões que devem ser exploradas, sim, pelas empresas comerciais, mas também pelas empresas públicas e por entidades da sociedade civil organizada. É isso que reza a nossa Constituição. E é isso que está presente em nossas leis. É com a multiplicidade de vozes, afinal, que se executa o canto da democracia plena. E nesta sinfonia não pode – nunca – faltar a voz dos trabalhadores. A inauguração desta emissora gerida pelos trabalhadores dá novo vigor a algo que é sagrado para todos nós: a liberdade de imprensa.Ouça aqui a íntegra do discurso do presidente:
O presidente lembrou que a imprensa brasileira tem hoje plena liberdade de publicar e veicular, “sem qualquer tipo de ingerência por parte do governo”, e que essa conquista é também da sociedade. Observou ainda que os brasileiros estão cada vez mais conscientes, sabendo distinguir a informação da distorção de fatos – “o que é bom ou mau jornalismo”, frisou. Isso aconteceu, disse Lula, porque a nossa democracia está madura e também porque as fontes de informação são mais acessíveis e plurais.
Com a Internet, milhões de brasileiros passaram a ter a capacidade não só de acessar novos conteúdos, mas também a de se expressar para toda a sociedade. Setores que antes não se viam representados nos meios de comunicação começaram a ter vez e voz. E muitos que antes não podiam ser ouvidos se tornaram importantes personagens da comunicação, emitindo os mais variados pontos de vista e opiniões. Estou certo de que esta pluralidade crescerá ainda mais no futuro, e de que com ela crescerá também nossa democracia. E a estréia da TV dos Trabalhadores é certamente um dos episódios importantes e simbólicos da história recente da nossa República.
http://blog.planalto.gov.br/inauguracao-da-tv-dos-trabalhadores-da-novo-vigor-a-liberdade-de-imprensa/trackback/
Nenhum comentário:
Postar um comentário