terça-feira, 3 de novembro de 2009

O Dia de FHC - 2 de novembro

O que se pode depreender das linhas escritas pelo tucano que queria ser corvo? FHC se especializou na arte do embarque em canoas onde o lugar do náufrago está antecipadamente destinado ao canoeiro de ocasião. Julgava estar redigindo um artigo que funcionaria como divisor de águas. Mas afundou junto com ele. Escreveu o seu próprio réquiem, levando junto velhos próceres do PSDB. Um trabalho e tanto. Extremamente apropriado para leitura no dia 2 de novembro.


Um ótimo artigo do prof. Gilson Caroni, merece ser lido. Vá ao Vermeho.



O texto mal escrito, sem sentido em muitos parágrafos, revela um erro de cálculo político sem precedentes. Contrariando seus aliados, que desejavam vê-lo distante da campanha do PSDB para presidente em 2010, FHC trouxe para o próximo pleito a comparação entre a política econômica do governo e a da gestão petista: A única polarização que a direita não queria. Imaginando-se um estrategista, virou um fardo pesado para as possíveis candidaturas de José Serra e de Aécio Neves. Triste para o prestigiado sociólogo, deplorável para o experiente político.

Comparações são ociosas, mesmo porque cada polemista tem o seu tempo na história. Mas não é de hoje que o sonho do“"príncipe dos sociólogos" é ser um Carlos Lacerda redivivo. Vê a si próprio como um panfletário versátil e demolidor, capaz de usar as palavras como metralhadoras giratórias nas mãos de um guerrilheiro. O problema é que seu estilo é tosco e seus escritos ininteligíveis. Não é capaz de açular os medos da classe média, mesmo usando os velhos ingredientes que vão da ameaça de uma república sindicalista a um quadro incontrolável de corrupção. Não aprendeu que, sem o apoio das bases sociais que o acompanham, seu suposto prestígio pessoal conta pouco.

Adeeeus, adeeeus ...
.

3 comentários:

Provos Brasil disse...

E o livro?

O livro "Quem pagou a conta" sumiu! Não é encontrato nem na própria página da editora (Record).

Será que velho FHC boca murcha está por trás deste sumiço?

Sempre passando por aqui.....

Provos Brasil

Leila J disse...

SÉRIO? vAMOS PROCURAR NOS SEBOS!

Marton disse...

Tem na Americanas e já se encontra em outras livrarias. É só procurar.

Boa leitura.

Título: Quem Pagou a Conta?
Título Original:
Subtítulo:
Autor:
Tradução:
Editora: Record
Assunto: Historia
ISBN: 8501067717
Idioma: Português
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Páginas: 560




Quem pagou a conta? narra em detalhes como e por que a CIA, durante a Guerra Fria, financiou artistas, publicações e intelectuais de centro e de esquerda, num esforço para mantê-los distantes da ideologia comunista. Cheia de personagens instigantes e memoráveis, esta é uma das maiores histórias de corrupção intelectual e artística pelo poder.

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos