quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Entre os Poderes da República, o menos transparente é o Judiciário

Postura da Itália no caso Battisti é ofensiva ao Brasil, diz o Ministro da Justiça, Tarso Genro. "É um desaforo para o Estado brasileiro e para a democracia no País".



Mas nossa imprensa que confunde Estado e Governo não denuncia essa ação intimidatória e intervencionista. Ao contrário, está aliada.


(Carolina Freitas, da Agência Estado)
 
BEM À PROPÓSITO:
 
Judiciário é o menos transparente entre os Três Poderes, diz pesquisa


da Agência Brasil - 10/11/2009

O Brasil precisa ampliar o acesso da população às informações sobre o que é feito com o dinheiro público, indica a pesquisa Índice Latino-Americano de Transparência Orçamentária, feita em 12 países da América Latina. Entre os Poderes da República, o menos transparente é o Judiciário, de acordo com o levantamento.
O estudo no Brasil foi coordenado pelo Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos), em parceria com a organização não-governamental mexicana Fundar (Centro de Análise e Investigação), que supervisionou o trabalho nos 12 países.


De acordo com a pesquisa, dos Poderes da República, o Executivo é o mais transparente quanto ao Orçamento, aprovado por 74% dos entrevistados. O Poder Legislativo fica com 11% e o Judiciário, com 4%.



Segundo a assessora de política fiscal e orçamentária do Inesc, Eliana Magalhães, o Judiciário ainda não criou mecanismos para permitir transparência e a participação dos cidadãos. Ao entregar nesta terça-feira (10/11) a pesquisa ao vice-líder do governo no Congresso, deputado Gilmar Machado (PT-MG), ela disse que tentará marcar reunião com algum órgão do Poder Judiciário.

(A íntegra aqui)

Nenhum comentário:

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos