terça-feira, 14 de abril de 2009

E quem é Glória Coelho?!


Fillardis: Preconceito de estilista dói e dá penaThais Bilenky

"... Na Fashion Week já tem muito negro costurando, fazendo modelagem, muitos com mãos de ouro, fazendo coisas lindas, tem negros assistentes, vendedoras, por que têm de estar na passarela?".


A atriz Isabel Fillardis ficou estarrecida com o comentário da estilista Glória Coelho, que diz não saber por que negros haveriam de estar na passarela em eventos de moda. Fillardis analisa que o preconceito "é subliminar":

- Ela não sabe que é preconceituosa. Eu vou crer nisso. Isso é preconceito. Ele só serve para servir, o negro. Para brilhar na passarela, para ser internacional, para ganhar dinheiro, como a Gisele ou como qualquer um, não pode. É horrível isso. Dói. Isso dói muito, sabe? E tenho pena. Eu tenho pena. Tenho, realmente.

Reportagem de Paulo Sampaio publicada no domingo (12) pelo jornal Folha de S.Paulo aborda proposta do Ministério Público Federal de criar cotas para modelos negros na São Paulo Fasion Week, evento dos mais importantes de moda do país.

Na matéria, Glória Coelho manifestou resistência à iniciativa. "Nosso trabalho é arte, algo que tem de dar emoção para o nosso grupo, para as pessoas que se identificam com a gente. (...) Na Fashion Week já tem muito negro costurando, fazendo modelagem, muitos com mãos de ouro, fazendo coisas lindas, tem negros assistentes, vendedoras, por que têm de estar na passarela?".

Leia a íntegra no Terra Magazine. E se indigne.
.

3 comentários:

Gloria Coelho disse...

Venho através desta esclarecer a matéria publicada no último domingo, 14 de abril de 2009, no caderno Cotidiano, do jornal Folha de São Paulo, matéria sobre as cotas de negros na São Paulo Fashion Week.

Fui procurada pela Folha, através do jornalista Paulo Sampaio, via celular, para expressar minha opinião sobre as cotas do desfile.

Acho que a própria cota é preconceituosa. É um assunto que deve ser discutido com muita inteligência. Por que não fazer cota de japoneses, de árabes, judeus etc?

O que disse ao jornalista é que não tenho problema nenhum em relação a negros e não teria problema nenhum em realizar um desfile só com negros. Já tive e tenho negras no meu casting, disse que colocaria sim mais negras, desde que as agências enviassem meninas que se adequassem ao perfil do desfile (cada desfile tem um tema).

Quanto a preconceito, não posso ter preconceito com negros, mesmo porque tenho avô negro.

Não acredito em cota, acredito em mérito. Se você é inteligente, você entra em uma faculdade. Se você é especial, você desfila, independente da cor.
Peço desculpas se meu comentário foi mal interpretado e estou a disposição para maiores esclarecimentos.


Atenciosamente,

Gloria Coelho

Lauro Rocha disse...

Esta frase resume tudo: "Na Fashion Week já tem muito negro costurando, fazendo modelagem, muitos com mãos de ouro, fazendo coisas lindas, tem negros assistentes, vendedoras, por que têm de estar na passarela?"

prika disse...

É claro que a Gloria Coelho não é preconceituosa, e eu tenho pena é de pessoas que não tem o que fazer ficar enchendo a paciência dela, pelo amor de Deus, cada estilista coloca a modelo que quizer, as agências que mandem modelos lindas negras, que com certeza ela coloca no desfile. Isso não tem nada av com preconceito porque eu já trabalhei com ela e conheço muito bem ela.

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos