terça-feira, 21 de abril de 2009

Histórias Severinas - comovente e revoltante

A comovente saga de Severina e Rosivaldo contra a perversidade do sistema, a medicina elitista e a arrogância e a estupidez do judiciário.

O drama das mulheres portadoras de fetos anencéfalos, representadas por Severina, chega em linguagem de cordel, do insuperável J Borges. Um filme delicado, de Débora Diniz e Eliane Brum, com música tema de Mocinha de Passira.

Uma História Severina , trecho do filme, do cordel e da música





Ficha técnica:
Direção e Roteiro Debora Diniz e Eliane Brum Direção de Produção Fabiana Paranhos Edição Ramon Navarro Finalização Ramon Abreu Direção de Arte Ramon Navarro Xilogravuras e Cordel J.Borges Música-tema "A Semente da Dor e Sofrimento", de Mocinha de Passira

O filme foi legendado para o Português, Espanhol, Inglês, Francês, Italiano, Japonês e Dinamarquês

Sinopse:
Severina é uma mulher que teve a vida alterada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal. Ela estava internada em um hospital do Recife com um feto sem cérebro dentro da barriga, em 20 de outubro de 2004.
No dia seguinte, começaria o processo de interrupção da gestação. Nesta mesma data, os ministros derrubaram a liminar que permitia que mulheres como Severina antecipassem o parto quando o bebê fosse incompatível com a vida. Severina, mulher pobre do interior de Pernambuco, deixou o hospital com sua barriga e sua tragédia.
E começou uma peregrinação por um Brasil que era feito terra estrangeira - o da Justiça para os analfabetos. Neste mundo de papéis indecifráveis, Severina e seu marido Rosivaldo, lavradores de brócolis em terra emprestada, passaram três meses de idas, vindas e desentendidos até conseguirem autorização judicial. Não era o fim. Severina precisou enfrentar então um outro mundo, não menos inóspito: o da Medicina para os pobres.
Quando finalmente Severina venceu, por teimosia, vieram as dores de um parto sem sentido, vividas entre choros de bebês com futuro. E o reconhecimento de um filho que era dela, mas que já vinha morto.
A história desta mãe severina termina não com o berço, mas em um minúsculo caixão branco.
Onde comprar: http://www.anis.org.br/ImagensLivres/Detalhes.cfm?Idfilme=5

Nenhum comentário:

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos