Que filme comovente realizou
Miguel Littín sobre os acontecimentos após o golpe de estado, em 11 de setembro
de 1973. Ele foi diretor da estatal Chile Films de 1971 até o momento do golpe de estado, liderado por Pinochet, que depôs o governo democrático de
Salvador Allende no Chile.
Os ministros de Estado e todo o alto escalão, sequestrados, são levados para a ilha Dawson, no extremo sul do país, trasformada em campo de concentração da ditadura chilena. Lá os presos políticos são submetidos a violentos interrogatórios, trabalhos forçados além de torturas físicas e psicológicas.
Baseado no livro de Sergio Bittar, ministro de Minas de Allende, o filme tem momentos emocionantes, comoventes, em alguns momentos muito triste. Mesmo assim encontra espaço para o humor e para momentos singelos de amizade e solidariedade. Littín mostra as contradições dos oficias de baixa patente ao ver irmãos chilenos serem destroçados pelos generais chilenos e o comando estadunidense.
Miguel Linttín é um ícone vivo do cinema de resistência Latino-americano. Um dos filmes mais conhecidos dele, Acta General de Chile (1988) é fruto de uma corajosa aventura em que, tres anos antes, entrou clandestinamente no Chile para a filmagem, com nome e documentos falsos.
Littín percorreu todo o Chile
para realizar este filme que se desdobrou em uma película de quatro horas para
a televisão e em outra de duas horas para o cinema. Littin filmou em todo o
território chileno, até mesmo dentro do palácio presidencial de La Moneda, a
poucos metros do gabinete de Augusto Pinochet.
Li há tempos o livro escrito por Gabriel García Márquez, intitulado “A Aventura de
Miguel Littín Clandestino no Chile”, que relata a aventura apos quatro horas de entrevista com Littín. Maravilhoso.
_________________________________________________
DAWSON ILHA 10
(DAWSON, ISLA 10)
Em 1973, o general Pinochet lidera o golpe de estado que depõe o governo democrático de Salvador Allende no Chile. Os ministros e autoridades depostas tornam-se presos políticos dos militares e são levados para a ilha Dawson, no extremo sul do país, utilizada como campo de concentração da ditadura chilena. Lá os presos políticos são submetidos a violentos interrogatórios, trabalhos forçados, constantes torturas físicas e psicológicas. Dawson Ilha 10 representa um momento histórico que se propagou por toda América do Sul.
Leia mais sobre o assunto Miguel Littín:
http://babab.com/no00/miguel_littin.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Littin
http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/noticias/2098-miguel-littin-lanca-filme-no-brasil-sobre-repressao-na-ditadura-de-pinochet
http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/component/content/article/161-edicao-178/2403-entrevista-miguel-littin
Nenhum comentário:
Postar um comentário