domingo, 4 de março de 2012

DAWSON ISLA 10






Que filme comovente realizou Miguel Littín sobre os acontecimentos após o golpe de estado, em 11 de setembro de 1973. Ele foi diretor da estatal Chile Films de 1971 até o momento do golpe de estado, liderado por Pinochet, que depôs o governo democrático de Salvador Allende no Chile. 


Os ministros de Estado e todo o alto escalão,  sequestrados, são levados para a ilha Dawson, no extremo sul do país, trasformada em campo de concentração da ditadura chilena. Lá os presos políticos são submetidos a violentos interrogatórios, trabalhos forçados além de torturas físicas e psicológicas. 


Baseado no livro de Sergio Bittar, ministro de Minas de Allende, o filme tem momentos emocionantes, comoventes, em alguns momentos muito triste. Mesmo assim encontra espaço para o humor e para momentos singelos de amizade e solidariedade.  Littín mostra as contradições dos oficias de baixa patente ao ver irmãos chilenos serem destroçados pelos generais chilenos e o comando estadunidense.


Miguel Linttín é um ícone vivo do cinema de resistência Latino-americano. Um dos filmes mais conhecidos dele, Acta General de Chile (1988) é fruto de uma corajosa aventura em que, tres anos antes, entrou clandestinamente no Chile para a filmagem, com nome e documentos falsos.
Littín percorreu todo o Chile para realizar este filme que se desdobrou em uma película de quatro horas para a televisão e em outra de duas horas para o cinema. Littin filmou em todo o território chileno, até mesmo dentro do palácio presidencial de La Moneda, a poucos metros do gabinete de Augusto Pinochet.

Li há tempos o livro escrito por Gabriel García Márquez, intitulado “A Aventura de Miguel Littín Clandestino no Chile”, que relata a aventura apos quatro horas de entrevista com Littín. Maravilhoso.

_________________________________________________


DAWSON ILHA 10

(DAWSON, ISLA 10)

Em 1973, o general Pinochet lidera o golpe de estado que depõe o governo democrático de Salvador Allende no Chile. Os ministros e autoridades depostas tornam-se presos políticos dos militares e são levados para a ilha Dawson, no extremo sul do país, utilizada como campo de concentração da ditadura chilena. Lá os presos políticos são submetidos a violentos interrogatórios, trabalhos forçados, constantes torturas físicas e psicológicas. Dawson Ilha 10 representa um momento histórico que se propagou por toda América do Sul.

DADOS TÉCNICOS

GêneroDrama


Duração117 minutos.
Ano de produção2009
DiretorMiguel Littin
Atores principaisCristian de la Fuente, Luis Dubó, Pablo Krögh, Sergio Hernández, Matías Vega
Última modificaçãojev233 (2 meses atrás)
EscritorSergio Bitar, Miguel Littin
País Chile


Leia mais sobre o assunto Miguel Littín:

http://babab.com/no00/miguel_littin.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Littin
http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/noticias/2098-miguel-littin-lanca-filme-no-brasil-sobre-repressao-na-ditadura-de-pinochet
http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/component/content/article/161-edicao-178/2403-entrevista-miguel-littin

Nenhum comentário:

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos