quarta-feira, 13 de abril de 2011

Uma Ararinha Fazendo Zoeira

Leila Jinkings






A história se passa no Rio de Janeiro. Muito samba, praia, cores, as paisagens do cartão postal. Em cartaz no Recife,  o filme longa metragem  "Rio", dirigido por Carlos Saldanha, do estúdio de animação Blue Sky (da 20th Century Fox), já conhecido pelo "Era do Gelo 1" e "Era do Gelo 2".
Saldanha é brasileiro, radicado nos EUA, e conta, no material de divulgação do estúdio,  que sempre teve vontade de fazer um filme sobre o Brasil. "Rio" conta a história de Blu, ararinha azul  brasileira que foi criado em confortável cativeiro,  nos EUA, e  embarca em uma aventura espetacular, onde descobre as  maravilhas, as cores  e a música do país de origem.  A aventura tem início quando Blu (voz original de Jesse Eisenberg)  vem ao Brasil para acasalar com a última fêmea da espécie, Jade (voz de Anne Hathaway), trazido pelo ornitólogo Túlio (voz de Rodrigo Santoro).
O filme é no mesmo estilo dos sucessos anteriores: aventura, amizade e boa dose de humor. É classificado como animação infantil. No entanto, como muitos filmes de animação da atualidade, cativa pessoas de todas as idades. A qualidade técnica do trabalho, em animação gráfica, é impactante. Mistura o desenho com paisagens reais, além de dar vida aos personagens, com olhar de quem compreende e sente o Brasil. Os animais humanizados, em situações divertidas, ora perigosas ora românticas, seduzem do início ao fim. A trilha sonora é variada, tem versões primorosas de MPB com Bebel Gilberto (Samba de Orly), Sérgio Mendes (Mais que nada) e Carlinho Brown (Sapo Cai), que participa de outras faixas.
" Rio" foi lançado oficialmente no Brasil em março de 2011 no Complexo do Alemão, no primeiro cinema 3D instalado em favela, numa promoção da Prefeitura do Rio, que tomou o filme como uma grande homenagem à cidade. O filme retrata o Rio com toda a sua graça e exuberância, de forma fidedigna, com muito céu e mar, além de belíssimas paisagens do Pão de Açúcar, da praia de Copacabana, do Cristo Redentor, cartões postais tradicionais que funcionam como um convite e divulgam a futura sede da Copa do Mundo de 2014.
Mal começou a temporada, o filme já desperta muitas opiniões apaixonadas e uma acalorada polêmica. Reclamam alguns que o filme mostra um Rio multicolorido, belo, perfeito, esquecendo o lado das mazelas sociais e do importante índice de criminalidade. Outros anotam que há muito estereótipo, citando o samba, o futebol, as mulatas e os cartões postais.
Admitamos que há alguns clichês ao longo do filme, por exemplo ao colocar uns "trombadinhas" batendo carteira e meninos abandonados. Não pode uma animação, feita para seduzir e divertir o espectador, optar por um olhar seletivo? Fosse um documentário, evidentemente se estranharia a falta de informação e de amplitude na abordagem. Mas é uma historinha, um conto infantil, uma fantasia.  Sobre isso escreveu Ruy Castro, na Folha de São Paulo do dia 11 de abril, defendendo o que ele chama de "esfuziante homenagem ao Rio" e o direito à fantasia, contra os resmungos dos que acusam omissões no filme. " O que a turma quer? A ararinha-azul abatida a tiros de fuzil ao sobrevoar a Rocinha, ao som da Tati Quebra-Barraco?", provoca o cronista. E acrescenta:
            " Temos agora nova queixa: na trilha sonora de "Rio", não se ouve o "pancadão" do funk -como se este já fosse a nova música oficial da cidade, silenciando o samba, o choro e a bossa nova. Bem, em 1979 as ruas de Nova York estavam infestadas de disco music, break e hip-hop. Mas, para a trilha sonora de "Manhattan", Woody preferiu usar 13 melodias de George Gershwin, de ""S Wonderful"  a "Rhapsody in Blue". Alguém se queixou?
Mais de 1.100.000 prestigiaram a abertura da temporada de exibição do filme no Brasil. No  final de semana de estréia,  alcançou o Top 5 em bilheteria na história do cinema no Brasil, segundo informa a Reuters. Em todos os 72 países que colocaram em exibição o filme alcançou a primeira posição.

Leila Jinkings



Formato: Animação
Gênero: aventura, comédia
Elenco: Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, George Lopez, Kate del Castillo
Diretor: Carlos Saldanha
Roteirista: Don Rhymer
Estúdio: Blue Sky/ 20th Century Fox


Em cartaz no Recife:
Boa Vista
                13:30  14:00  14:30  15:40  16:10  16:40  17:50  18:20  18:50  20:00  20:30  21:00
UCI Tacaruna
                13:40  14:40  15:50  16:50  18:00  19:10  20:10  21:20
UCI Kinoplex Casa Forte
                13:00  15:05  17:15  19:25  21:35
UCI Recife
                10:30  13:20  14:20  15:30  16:30  17:40  18:40  19:50  20:50  22:00

Nenhum comentário:

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos