segunda-feira, 23 de junho de 2008

Prosseguir na luta até que os 5 Patriotas sejam libertados

Che Guevara pronunciou um dia essas palavras: "Se você é capaz de tremer de indignação cada vez que se comete injustiça no mundo, então somos companheiros. Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário."

Se vivo fosse, Che estaria hoje tremendo de indignação pela colossal injustiça que se está praticando contra os 5 Patriotas cubanos – Gerardo Hernández, Ramon Labañino, Antonio Guerrero, Fernando González e René González – e conclamaria a todos os defensores da justiça e dos direitos humanos, independente de suas convicções filosóficas e políticas, a cerrar fileiras e redobrar a luta ao lado de milhares de outras pessoas em todos os quadrantes da Terra pela libertação dos 5.

A decisão de 4 de junho do painel de três juízes do Undécimo Circuito Judicial de Atlanta, Geórgia, EUA ratifica o veredicto do tribunal original de Miami, confirmando as sentenças de Gerardo (duas prisões perpétuas mais 15 anos) e de René (15 anos) e revogando as de Ramon (uma prisão perpétua mais 18 anos), de Antonio (uma prisão perpétua mais 10 anos) e de Fernando (19 anos), reenviando, nestes casos, o processo de volta a mesma juíza Lenard para nova sentença

Nesse momento é preciso reforçar a campanha pela libertação dos 5. O nosso empenho irá repercutir junto a opinião pública dos Estados Unidos que deverá desempenhar papel crucial.
A injustiça está basicamente fundada em três categorias de questões:
a) não se respeitou o devido processo legal. É público e notório que o caso se desenrolou no ambiente totalmente hostil de Miami, testemunhas e jurados fortemente pressionados, campanha cerrada da mídia, onde o devido processo legal de imparcialidade, ampla defesa, correta análise das provas e justa aplicação das penas, garantido pela Constituição dos Estados Unidos, foi flagrantemente violado.
b) draconianas penas foram impostas aos 5 que, somadas, alcançam 4 prisões perpétuas mais 77 anos. E qual o 'crime' que cometeram? Investigar, prevenir, revelar e alertar o governo de Cuba e também dos Estados Unidos dos constantes planos terroristas das organizações contra-revolucionárias sediadas em Miami contra pessoas e bens cubanos.
c) provas insuficientes para as acusações mais sérias – conspiração para cometer assassinato, conspiração para perpetrar espionagem. Quando em 1998 os 5 foram presos, o Pentágono e o Ministério de Justiça deram uma declaração dizendo que a segurança nacional dos Estados Unidos não havia sido violada. Agora, depois de 10 anos de prisão, temos a afirmação de uma corte de alto nível de que não houve espionagem e que nenhuma informação muito secreta havia sido obtida nem transmitida.

O Comitê Brasileiro pela Libertação dos 5 Patriotas conclama a todas as pessoas que se indignam diante da injustiça a se juntarem a nós nesta luta.

Max Altman - Comitê dos 5 Patriotas
.

Nenhum comentário:

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos