quinta-feira, 16 de junho de 2011

Valeu, Tiago


A novela Amor e Revolução vai sofrer mudanças. A causa: a mercadoria que interessa, a audiência.

Já ouço coros: sabia que ia dar nisso, o que há por trás, etc etc etc

Não se pode, no entanto, tirar o mérito do acontecimento. A iniciativa do SBT e do autor Tiago Santiago, a novela sobre os anos de chumbo, provocou um debate impensável, reacendeu velhas cinzas. Não é pouco. 

Lamentável a interferência, mas já estava demorando. A visão de Sílvio está ficando ainda mais curta. Acha que, conquistado um status, ele pode mexer e remexer e as pessoas vão deixar por menos.

Caberia ao autor recusar. A novela já tem um lugar garantido na História. Será objeto de estudos na academia, será referência mundial em matéria de literatura e de manifestação artística sobre os assassinatos e torturas, ainda hoje, sob o véu do silêncio e da impunidade. Se parasse hoje seria melhor do que se render às imposições do patrão. 

Na novela falta dramaturgia, tem muito clichê, a direção deixa a desejar. Mas a História é muito boa e a causa maior ainda. O depoimento de gente que não tinha antes sua voz repercutindo na esfera pública colocada ao final de cada capítulo é algo impagável.

A temática LGBT foi contemplada sem falsos pudores, sem importar-se de estar ofendendo ou chocando os setores conservadores e/ou homofóbicos enrustidos. Isso foi, sim, um avanço. "Só quem sente essa opressão é que pode mensurar", disse-me uma amiga lésbica, entusiasmada pela novidade.

Tem pastelão, tem. Vai haver mais a mando do patrão. Mas não gosto de ver críticas mono angulares. Não vejo muita gente escrever com tanta gana sobre as baboseiras de pastelões nocivos - cheios de preconceitos ditos e implícitos - capitaneados pela Globo.

Eu prefiro dizer: valeu, Tiago. Foi bom enquanto durou. 

Leila Jinkings , Recife, 16 de junho de 2011

Um comentário:

Isabella Jinkings disse...

a iniciativa foi ótima... o autor está de parabéns pela coragem.

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos