domingo, 31 de agosto de 2014

Aposta Fatal



Será que as pessoas tem tanto ódio pelo PT (muitos  sequer sabem dizer porque)  que não se preocupam de saber em que estão apostando, ao votar em Marina?

As propostas do grupo que almeja o poder, em volta de Marina, são as mesmas das políticas que quebraram a Europa e os EEUU. São para o benefício do mercado financeiro especulativo e não em prol do país e muito menos da população. São privatistas e desmanteladoras do Estado.

Seria bom que observassem as consequências nos países que hoje tentam se levantar, com políticas de “austeridade” que trazem muito arrocho salarial e desemprego, acabam os incentivos econômicos. Quem paga a conta é, seguramente, a população. E não atingiria apenas os pobres, não.

Estariam esses eleitores preparados para voltar a viver no “aperto”?  Pobres, classe média e ricos medianos?  Nesse jogo só quem se dá bem são os muito ricos e os banqueiros e especuladores.

Há um trabalho muito bom que ilustra a crise mundial desde o seu início: o filme Trabalho Interno (Inside Job) é bem didático sobre a lógica do mercado. Outro trabalho, O Capital, de Costa Gravas, mostra o lado perverso das relações entre os agentes do mundo financeiro.

Leia este artigo abaixo, que comenta a reveladora entrevista da coordenadora de campanha e braço direito de Marina,  Neca Setúbal, sócia do banco Itaú:

Discurso de nova política encobre projeto de poder de antigas oligarquias econômicas, por Helena Sthephanowitz
Marina traz de volta toda a chamada privataria tucana, que colocava no Banco Central a figura do operador de mercado, submetendo a os interesses da população à sanha de especuladores.

Marina e a sócia do Itaú
Foi curiosa a entrevista de Maria Alice Setúbal, sócia e irmã do presidente do Banco Itaú, e ex-coordenadora da campanha de Marina Silva (PSB), para o jornalista Fernando Rodrigues, na Folha de S.Paulo de ontem (22). Apesar de deixar mais dúvidas do que esclarecimentos, em um ponto foi bastante explícita, ao falar de economia com o objetivo de tranquilizar o mercado financeiro.
Primeiro disse ter compromisso de dar independência ao Banco Central. Afirmou ainda que os economistas gurus de Marina dão aval ao mercado financeiro, por suas posições pró-mercado.

Mesmo tendo banqueiros como André Lara Resende na equipe, e ela própria ser uma banqueira, ou, como diz a imprensa, herdeira, por não exercer cargos executivos, Neca Setúbal, como é conhecida, disse que falta acrescentar gente com perfil de operador do mercado, o que deve ocorrer ao longo da campanha.
Talvez o tal operador de mercado seja o irmão Roberto Setúbal, presidente do Itaú, ou, para não dar muito na cara, alguém indicado por ele. Já a candidata Marina Silva, afiada com o discurso dos banqueiros, promete Banco Central autônomo por lei.

Leia a íntegra aqui. Eu recomendo muito:


Mais sobre o assunto: Razões para derrubar o avião de Campos - por Fernando Castilho

Vídeos sugeridos pelos leitores:
Ricardo sugere este filme premiadíssimo de Fernando Solanas, Memorias del Saqueo, Memórias de um Saqueio:




sábado, 9 de agosto de 2014

Marx Voltou - minissérie genial

"Marx ha vuelto" es una miniserie de ficción basada en el Manifiesto Comunista.


Burgueses y proletarios [Cap. 1°] basado en el Manifiesto Comunista.


Este es el Capitulo 2: "El mercado y las crisis capitalistas" 

 

Este es el Capitulo 3: "El Estado y la revolución". 

Este es el Capitulo 4 (FINAL): 
"La lucha por el poder de los trabajadores".

"Marx ha vuelto" está ambientada en la Argentina actual, que al igual que otros países sufre los embates de la crisis económica. Los trabajadores de una fábrica gráfica sufren suspensiones y despidos; un grupo de ellos se organiza para luchar mientras son dejados de lado por los dirigentes sindicales. Al mismo tiempo, Martín, protagonista de esta historia, se encuentra leyendo el Manifiesto Comunista, y termina por encontrarse con Karl Marx, sin quedar en claro si es sueño o realidad. A lo largo de cuatro capítulos Marx irrumpe en la historia con sus ideas revolucionarias sobre las clases sociales, las crisis, el estado y el comunismo.

El reconocido actor Carlos Weber, (Marx en el Soho), interpreta a Karl Marx en esta historia junto a un grupo de jóvenes actores de importante trayectoria en el teatro independiente nacional.

La producción estuvo a cargo del IPS (Instituto del Pensamiento Socialista) y la realización por el grupo de cine Contraimagen y el canal de TV online TVPTS. Forma parte de una iniciativa del PTS (Partido de Trabajadores Socialistas) en el Frente de Izquierda, para difundir las ideas marxistas en todo el país.

http://www.tvpts.tv

http://www.pts.org.ar

 

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Abelha Operária - Celeste Vidal

de Celeste Vidal, publicada em 1994 no livro Metade Sol, Metade Sombra

Às mulheres que se organizam

Sim, eu sou uma mulher liberada,
e daí?
se me perguntas, no entanto, és livre?
Eu te respondo, nem tanto.


Ouço esse grito perto e distante
esse soluçar constante
a ecoar no mundo.
Vejo tanto olhar perdido,
corpos sofridos
a estenderem as mãos.


A liberdade não é no singular
é soma de tudo, de todos,
é plural, a começar assim:
por mim, por ti, por nós.
Liberada eu sou, mas não foi fácil,
não é fácil, nem vai ser facilmente.
conquistada a libertação da mulher.
Eu consegui, mas não sou nada especial
nem coisa rara, nem iluminada,
só muito diferenciada
de você mulher passiva, acomodada,
conscientemente, ou não, explorada,
esperando, ou não, acontecer.
Eu, ao invés de me limitar a ver
quis olhar,
em vez de só poder ouvir
resolvi falar,
em vez de só poder tocar
resolvi sentir profundamente,
em vez de ter meu corpo indisposto
mas pronto para uso,
me fiz dona de mim,
e este abuso
não vai mais acontecer.
(continue a leitura, vale muito a pena)

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos