quinta-feira, 14 de março de 2013

pão, esperança e dignidade

Recebi o texto do amigo Kim Ir Sen. Uma análise de Emerson Leal, que trás informações de forma concisa sobre a situação da Venezuela. Deleitem-se.
os Estados Unidos parecem destinados pela
Providência a infestar a América de misérias
em nome da Liberdade.(Simón Bolívar)

Chávez, o maior líder latino-americano dos últimos tempos

Emerson Leal*

O povo da Venezuela e todos os povos da nossa América Latina acabam de perder um grande líder – Hugo Chávez! Pena que a morte o tenha levado tão cedo, aos 58 anos. Depois de Bolívar, ninguém mais do que ele, em toda a história de seu país, lutou com tanta vontade e tanto ardor por uma Venezuela mais justa e soberana e pela unidade das nações latino-americanas.

1. – Não é por outro motivo que as elites conservadoras e subalternas aos interesses multinacionais o odeiem tanto. A mídia comercial e golpista – nacional e internacional –, representante desses interesses, sempre o tachou de “populista”. Mas não o populista no sentido positivo, de um líder que realmente se preocupa com a maioria do seu povo, mas no negativo, como se Chávez fosse um “demagogo vulgar”, sem representatividade real ou com representatividade “comprada” com cestas básicas e petrodólares. Ridículo!

2. – Como diz Mauro Santayana, “Chávez, sem violar as regras democráticas, e usando os recursos do país, ofereceu pão, esperança e dignidade” à maioria dos seus concidadãos – desesperançados – que sempre foram desprezados pelas elites dominantes. Sim, “sem violar” minimamente as regras democráticas, ao contrário, portanto, do que vivem caluniando os falastrões da direita na Veja, Globo, Estadão, Folha de S. Paulo, etc.

3. – Se tivessem razão, teria sentido que importantes instâncias internacionais, como a União Européia, a OEA, a União de Nações Sul-Americanas e o Centro [Jimmy] Carter, tivessem declarado, unanimemente, que reconhecem a transparência de todas as eleições que ocorreram na Venezuela no período Chávez? Para ficar mais claro, Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, que monitorou eleições em 92 países do mundo, declarou para quem quisesse ouvir, que o sistema eleitoral da Venezuela era “o melhor do mundo”.

4. – Já em seu primeiro governo, em 1998, Chávez implementou a “universalização do acesso à educação”, ensinando 1,5 milhão de venezuelanos a ler e escrever. Em dezembro de 2005, a UNESCO decretou o fim do analfabetismo na Venezuela – façanha que até hoje somente Cuba e Bolívia conseguiram alcançar na América Latina.

5. – O Sistema Nacional Público de Saúde criado por Chávez teve o objetivo de garantir o acesso gratuito à saúde para todos os cidadãos venezuelanos – de 2005 a 2012 foram criados 7.873 centros médicos; o número de médicos teve um aumento de 400% de 1999 a 2010.

6. – Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Venezuela ostenta o menor índice Gini da América Latina – ou seja, o menor índice de desigualdade. A taxa de desnutrição passou de 21% em 1998 para menos de 3% em 2012; segundo a FAO/ONU, a Venezuela é o país da América Latina e do Caribe mais avançado na erradicação da fome; a taxa de desemprego passou de 15,2% em 1998 para 6,4% em 2012, com a criação de mais de 4 milhões de postos de trabalho.

7. – Segundo o relatório anual World Happiness de 2012, a Venezuela é o segundo país mais feliz da América Latina, atrás da Costa Rica, e o 19° em nível mundial, à frente da Espanha e da Alemanha. Além disso, Chávez beneficiou, nos últimos 8 anos, mais de 1,7 milhão de cidadãos pobres norte-americanos com a distribuição de petróleo para aquecimento.

8. – Chávez teve um papel decisivo no estabelecimento de um programa de paz entre o governo da Colômbia e as FARCS. Quem diz é o próprio presidente colombiano Juan Manuel Santos.

9. – Contudo, um serviçal do imperialismo norte-americano – como Mario Vargas Llosa – uma mídia subalterna e venal – como a brasileira – e a direita internacional desconsideram o papel de Chávez em todos estes avanços e voltam suas baterias, seu ódio e sua ira para destruir a imagem de Chávez, chamando-o de “caudilho” e de “ditador”.

O consolo, é que existe um lugarzinho de “honra” para este time: a lata de lixo da História.


* Emerson Leal – Doutor em Física Atômica e Molecular e vice-presidente do PPL de SP.
  Email: depl@df.ufscar.br

MAR/2013.

P.S. – Palavras proféticas de Simón Bolívar: “... os Estados Unidos parecem destinados pela Providência a infestar a América de misérias em nome da Liberdade”.

Um comentário:

Antonio Maximino disse...

boa tarde, ótimo artigo um excelente blog até mais

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos