domingo, 23 de maio de 2010

Roger chama ao debate

Rodada de sugestões para TV Pernambuco
Emissora estatal recebeu uma injeção de R$ 2 milhões para as reformas mais urgentes e está marcada para hoje a última reunião aberta

No dia primeiro de março de 2010 o apresentador e comunicador Roger de Renor assumiu a direção da TV Pernambuco, ao lado do advogado Adriano Araújo (gerente administrativo de comunicação) e o técnico em eletrônica, funcionário de muitos anos da TV PE, Wellignton Sampaio (gerente técnico de comunicação).

Roger de Renor lembra que a meta inicial é fazer o sinal da TV chegar bem. Foto: Helder Tavares/DP/D.A Press
Três dias depois, estava formado o Grupo de Trabalho que teria um prazo de três meses para entregar ao governador do estado a proposta de reformulação da emissora. Hoje, às 14h30, no auditório da TV PE, o grupo realiza a última reunião aberta com a sociedade civil para escuta de propostas referentes, especificamente, ao modelo de gestão da nova TV PE.

O encontro acontece sob o entusiasmo e maior garantia de que as sugestões serão acatadas pelo governo, que liberou há poucos dias mais de R$ 2 milhões para as reformas mais urgentes. Os recursos serão aplicados para atualização tecnológica do sistema de retransmissão, tanto das cidades polo (Salgueiro, Petrolina, Custódia, Garanhuns, Vitória de Santo Antão e Catende), quanto da Região Metropolitana do Recife. Também serão efetuadas melhorias na geradora de Caruaru e será comprada uma unidade móvel para incremento das transmissões ao vivo do jornalismo e produção de programas.

A meta inicial, de fazer o sinal da TV chegar bem para toda população, inspirou o nome da campanha que em breve irá ao ar para que espectadores saibam que uma nova programação, conceito e padrão estão sendo pensados para a TV. A campanha Esta TV vai pegar foi construída, segundo Roger, com base em três questões básicas: Como é hoje? Como vai ficar? Como seria o ideal?

A TV Pernambuco terá como modelo a TV Brasil. "A gente já faz parte da rede da TV Brasil, então vamos assinar o plano básico, para manter a autonomia", conta Roger. "A TV Pernambuco é do estado, mas a concessão é comercial. A gente tem que discutir com a sociedade que comercial é esse que a gente quer", coloca Roger. "Independente da natureza jurídica da TV queremos o controle social, através de conselho paritário. A sociedade civil vai participar das diretrizes que serão adotadas", coloca Adriano Araújo.

O conselho também seria responsável pela discussão do conteúdo, uma questão que Roger e Adriano acreditam que será o ponto forte da TV PE. "A gente sempre teve muito conteúdo independente sendo produzido para TV, o problema é que os produtores antes não tinham onde exibir". Um dos próximos passos, após a aprovação pelo governo da reforma da proposta, é abrir edital público para recebimento de programas para compor a grade. Também serão realizadas parcerias com o Porto Digital para TV PE web. Roger também adianta que está praticamente fechado com a Fundarpe o lançamento de um edital para produção independente com foco na programação da TV PE.  

Michelle de Assumpção
Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

BRASIL NUNCA MAIS

BRASIL NUNCA MAIS
clique para baixar. Íntegra ou tomos